Muito mudou no mundo dos negócios nos últimos anos. Os avanços tecnológicos trouxeram novas exigências. Inseriu, inclusive, novas funções e tarefas nas rotinas profissionais. Consequentemente, a maneira de gerir um time também sofreu alterações significativas.

Enquanto equipe, somos mais dinâmicos, abrangentes e diversificados como nunca. Algumas organizações contam com representantes internacionais, outras possuem colaboradores distribuídos por vários cantos do país.

Ao mesmo tempo, o processo de decisão também mudou. É preciso ser rápido, pensar com inteligência e trocar a direção com frequência muito maior do que antigamente.

Ao considerar o contexto atual, é imprescindível planejar estratégias que estejam mais baseadas em ações concretas e menos no desempenho de tarefas puramente manuais e repetitivas. Ou seja, precisamos utilizar o tempo que temos disponível com mais esperteza.

Nunca antes o ditado “tempo é dinheiro” fez tanto sentido como hoje. É por isso que gerir um time com o auxílio de ferramentas digitais não é mais apenas uma necessidade – se tornou obrigação para quem quer se manter saudável no mercado.

Se você ainda não adota soluções automatizadas para fazer a gestão da sua equipe, pense de novo. Mas seja rápido, ou a concorrência te ultrapassa de vez!

Motivos para gerir um time com a ajuda da tecnologia

Ferramentas que funcionam em cloud computing e permitem acesso remoto e comunicação ágil e transparente são o braço direito de qualquer líder de equipes ou projetos. Uma das soluções mais abrangentes em escala global é o G Suite, uma das criações do Google.

Basta fazer um teste rápido para começar a perceber as vantagens que soluções como esta oferecem. Falando de modo geral, não há dúvidas de que adotar ferramentas como o G Suite para gerir um time facilita processos internos, otimiza a comunicação, torna a atribuição de tarefas mais eficaz e incentiva a colaboração em entregas profissionais.

Vamos ver mais a fundo quais são as funcionalidades mais úteis para a gestão de equipes?

# Tudo em um só lugar

O Google G Suite é uma plataforma centralizada. Isso faz com que as equipes consigam estar na mesma página sempre, com versões únicas de arquivos armazenados 100% em nuvem.

E-mail, agenda, chats e videoconferências são funcionalidades disponibilizadas no mesmo lugar, o que torna a comunicação muito mais rápida e intuitiva. Faça uma experiência de apenas alguns dias com a combinação Gmail, Hangouts e Google Agenda para perceber a diferença!

# Mais criatividade, menos repetição

Com a automatização de processos, os bots se ocupam com as atividades repetitivas e mecânicas, como filtrar spams e sugerir respostas automáticas a e-mails. As agendas são interligadas, os documentos ficam em um único lugar e todas as aprovações e sugestões são feitas online, otimizando processos.

Assim, os funcionários se ocupam com o que realmente interessa para a empresa: a entrega em si, em vez dos detalhes que a cercam.

# Mais tempo, menos gastos

As buscas por documentos, apresentações, planilhas e formulários no Drive contam com técnicas de inteligência artificial para sugerir arquivos relevantes, com base nos históricos de ação e acesso de cada integrante. Imagine quanto tempo os colaboradores perdiam para encontrar qualquer tipo de material que não fosse digital!

Agora, as pesquisas retornam resultados assertivos em segundos. Consequentemente, os gastos com infraestrutura e serviços terceirizados são infinitamente menores.

# Acesso remoto, a qualquer hora

Gerir um time com profissionais espalhados por diversas cidades, estados ou até países se torna muito mais complicado quando não existe apoio da tecnologia. Com o G Suite, o acesso pode ser feito remotamente, a partir de qualquer dispositivo, de qualquer lugar do mundo.

Basta que o usuário esteja conectado à internet e possua permissão pessoal para acessar, visualizar, editar, compartilhar ou fazer sugestões em documentos de diversos formatos. Ah, tudo isso sem restrições de horário, local ou data.

# Comunicação descomplicada

Imagine que você lidera uma equipe de 20 pessoas e todas elas estão envolvidas no mesmo projeto. Esqueça as reuniões intermináveis, as múltiplas versões de um mesmo documento, a falta de espaço para armazenamento, um formato não suportado ou a impossibilidade de envio de um arquivo muito pesado.

Quando você opta pela otimização da gestão de equipes através de uma ferramenta em cloud computing, a comunicação como um todo é simplificada – tanto a sua com seus colaboradores, quando a deles com clientes, quando a da empresa com a solução.

A plataforma é escalável, adaptando-se às suas necessidades conforme elas surgem. As atualizações são automáticas. O compartilhamento de informações é prático. Tudo fica concentrado em um só ponto. E o melhor: com garantia de segurança da maior empresa de tecnologia do mundo.

Para saber mais sobre como otimizar o tempo para produzir mais, acesse este link.

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