3 plataformas de colaboração para implementar em sua equipe

como enviar um arquivo pesado
Arquivos pesados ainda devem ser enviados por e-mail?
11 de setembro de 2018
gerir time
Como gerir um time com ajuda do G Suite
20 de setembro de 2018
Exibir tudo

3 plataformas de colaboração para implementar em sua equipe

plataformas de colaboração

Será que minha equipe realmente precisa adotar plataformas de colaboração? Essa é uma pergunta ainda bastante comum entre os gestores de empresas e nós vamos explicar o porquê.

Quando estamos inseridos em uma forte cultura organizacional, muitas vezes é difícil implementar mudanças. Ainda mais se envolverem todos os colaboradores e exigirem alterações nas rotinas profissionais que seguem um padrão preestabelecido há tempos.

Se essa é a sua situação atual, este é o momento de usar a transformação digital a seu favor. Afinal, plataformas de colaboração não são monstros de sete cabeças.

As melhores do mercado são bastante intuitivas, centralizam diversas funcionalidades em um só lugar, adaptam-se facilmente às suas necessidades e ainda oferecem versões gratuitas bem completas.

Escolhemos três delas, todas atreladas a uma promessa tentadora: melhorar o diálogo entre os colaboradores, otimizar o compartilhamento de ideias, economizar recursos financeiros e aumentar a produtividade da equipe.

Veja quais são as plataformas de colaboração que você deve adotar o quanto antes:

Plataformas de colaboração que farão a sua empresa crescer

Nossa seleção considerou as mais modernas, seguras e funcionais, especialmente desenvolvidas para ambientes corporativos que desejam obter destaque no mercado e aprimorar a qualidade do time como um todo.

São elas:

  • G Suite

O pacote completo do Google foi criado para oferecer melhores condições de trabalho a todos os profissionais que dependem de desktops, tablets ou smartphones para desempenhar as tarefas diárias.

São vários recursos que oferecem inúmeros benefícios empresariais: do gerenciamento e armazenamento de arquivos à possibilidade de conectar colegas de trabalho remotamente, em qualquer lugar do Brasil e do mundo.

É uma maneira de integrar toda a sua equipe em um ambiente único, com tudo o que vocês precisam bem ali, acessível com apenas um clique. O compartilhamento de informações é simplificado, uma vez que vários usuários podem editar e acessar apresentações, planilhas, documentos e formulários – tudo ao mesmo tempo e em tempo real.

Lembra quando você saía de férias e voltava para uma caixa de entrada com centenas de e-mails e spams? O Gmail utiliza técnicas de inteligência artificial e machine learning para categorizar as mensagens recebidas e filtrar o lixo eletrônico automaticamente. Além disso, a funcionalidade agrupa os e-mails relacionados, eliminando listas intermináveis de mensagens sobre o mesmo assunto. Você ainda pode personalizá-lo com o seu domínio @suaempresa.com.br

O inbox funciona em sincronização com a agenda, outro recurso inteligente da plataforma de colaboração do Google. Nela, você pode acessar o calendário de outros integrantes da equipe para encontrar o melhor horário para uma reunião, assim como visualizar as salas disponíveis para a data especificada.

Por falar em reuniões, a localização geográfica dos seus colaboradores não é mais um empecilho. O Hangouts conecta pessoas em qualquer localização, permitindo comunicação clara e transparente – seja por chat, voz ou vídeo.

  • Trello

Assim como o pacote do G Suite, o Trello funciona sem interrupções, onde quer que você esteja. A ferramenta é compatível com os principais navegadores, incluindo Chrome, Firefox, Explorer e Safari.

Funciona como uma lista de tarefas, que pode tanto ser organizada individualmente quanto incluir vários membros de uma equipe em cartões específicos para cada atividade. O Trello é um verdadeiro organizador de projetos de qualquer tamanho e funciona bem para empresas de todos os portes e segmentos.

A plataforma permite a criação de cartões que, por sua vez, possibilitam a inclusão de comentários, anexos, checklists, etiquetas e prazos. Basta incluir os colaboradores responsáveis por cada projeto nos respectivos quadros ou cartões, para que todos tenham uma visão unificada das atividades destinadas ao planejamento.

O interessante é que o sistema de notificações avisa sempre que alguma coisa importante acontece, como a aproximação de um deadline, a postagem de um comentário ou a marcação de uma tarefa como concluída. Tudo isso, sincronizado em todos os dispositivos.

Filtros e etiquetas personalizados de acordo com as necessidades do time auxiliam nas pesquisas rápidas e categorizações. Ou seja, nenhum cartão se perde e tudo fica armazenado ali, como um histórico de ações e aprovações.

A segurança também é garantida. Além da plataforma funcionar em nuvem, você tem controle total sobre quem pode ver e acessar os seus quadros.

A versão gratuita oferece todas essas funcionalidades e existem também as versões Gold e Business Class para as organizações que precisam de recursos mais avançados.

  • Workplace

O Workplace by Facebook é a nossa terceira dica sobre plataformas de colaboração que podem otimizar os processos de rotina na sua empresa. É outra opção dedicada a reunir toda a equipe de maneira descomplicada e intuitiva.

A ferramenta permite o compartilhamento de informações entre toda a empresa através do feed de notícias. Funciona, aliás, de forma muito semelhante com a rede social em si – inclusive com curtidas, comentários e compartilhamentos de postagens corporativas.

O legal é que o software se conecta a todos os outros aplicativos utilizados pela sua empresa, permitindo a criação de integrações personalizadas com sites parceiros.

O organograma, aliás, é uma ótima maneira de fortalecer relacionamentos profissionais. O recurso permite a pesquisa por perfis individuais e informações gerais sobre a equipe, com detalhes de contato, estrutura do time e programação diária.

Precisa de um espaço privado para incitar discussões e fazer brainstormings? Sem problemas! Crie grupos, gerencie informações e compartilhe documentos com colegas ou clientes de forma prática e segura. Ali também é possível atribuir tarefas, compartilhar feedbacks, marcar colegas e publicar atualizações.

Em resumo, a plataforma de colaboração do Facebook aproxima equipes e clientes através de um ambiente colaborativo, fácil e inovador.

Cada vez mais, as plataformas de colaboração se apresentam como a solução ideal para rotinas organizacionais. As opções que citamos neste post podem ajudar o seu time de diversas formas, oferecendo resultados de dimensões imensuráveis.

Dentre as principais vantagens estão o trabalho permitido a partir de qualquer lugar do mundo e através de qualquer dispositivo conectado à internet, o aumento da comunicação e da produtividade, o melhor gerenciamento de projetos, a colaboração simultânea em tempo real, a redução de custos e o incentivo para que os profissionais adotem ações realmente colaborativas e trabalhem para o mesmo fim.

Descubra mais vantagens das soluções em cloud computing e veja quais são os principais motivos para adotá-las o quanto antes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *