As vantagens da computação na nuvem são inúmeras. Mas, primeiramente, em termos gerais, o cloud computing nada mais é do que a computação que não acontece em um servidor nem precisa de um download feito em uma máquina física para funcionar. Tudo acontece online. Mas afinal, por que usar computação na nuvem? Você já vai descobrir.

Quando você usa o aplicativo do banco para verificar o saldo da conta bancária ou posta uma foto nova no Instagram, você está utilizando a nuvem – mesmo sem estar ciente disso.

Podemos afirmar que esta é uma das vertentes da tecnologia que veio para ficar. Seu uso está cada vez mais ampliado em empresas do mundo inteiro, sejam quais forem os nichos de mercado ou o número de colaboradores.

Considere todas as soluções que sua empresa já utiliza para resolver questões rotineiras. Quantas delas compõem o cenário do cloud computing? Note que até mesmo quando um gestor envia um e-mail de algum dispositivo que não seja o computador de trabalho, ou a partir de alguma localização diferente do escritório, a nuvem é ativada.

Este estudo da McAfee prevê que 80% de todos os orçamentos de TI serão dedicados a serviços em nuvem antes do final deste ano. A pesquisa considerou os seguintes países: Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, França, Alemanha, Austrália e Brasil.

Mas por que usar computação na nuvem?

A nuvem é flexível

Serviços de cloud computing são escaláveis. Em outras palavras, se adaptam facilmente às necessidades das organizações. Digamos que a sua empresa conquistou um novo cliente e precisa de mais armazenamento online. Essa expansão é rapidamente providenciada, facilitando a rotina dos negócios com demandas crescentes ou flutuantes.

As atualizações são automáticas

Não é preciso se preocupar com a compra de licenças ou com o download das atualizações mais recentes. Com servidores funcionando online, as atualizações regulares de software – incluindo as de segurança – são feitas automaticamente, sempre que uma nova versão é disponibilizada.

Sistema pay-as-you-go

Com as soluções de cloud computing, você paga somente pelo que consome. O modelo de pagamento por demanda diminui custos de TI diversos, como hardware, instalação e manutenção. Também é vantajoso por disponibilizar somente as ferramentas que, de fato, são utilizadas pelos colaboradores, tornando o processo muito mais intuitivo e aproveitável.

Edições e acessos em real time

Uma vez que documentos, planilhas, apresentações e agendas estão na nuvem, toda a equipe envolvida em um projeto, por exemplo, pode acessar e editar conteúdo acessando o mesmo arquivo em tempo real – mesmo que cada membro esteja em um lugar. Chega de encaminhar e-mails com anexos cujos nomes são algo no estilo “Ata da Reunião – versão 12 – editada (3)”.

O trabalho é feito de qualquer lugar

Outra grande vantagem da computação na nuvem é que tudo é acessado a partir de qualquer dispositivo, esteja o colaborador onde estiver. Não existem empecilhos geográficos. Podemos produzir de qualquer lugar – presos no trânsito ou durante a semana de imersão nos Estados Unidos.

Maior controle de documentos

Com tudo centralizado em um só lugar (na nuvem), todos os colaboradores de uma empresa têm acesso a documentos que são únicos e encontram-se na sua versão mais atual – a oficial.

Tudo está mais seguro

Você não é mais refém da máquina. Com a computação em nuvem, se um computador quebra, por exemplo, é possível usar outros dispositivos para acessar dados e informações. Aquela apresentação importante para amanhã não está salva no seu desktop. Portanto, você não perdeu nada, nem contaminou o laptop com vírus por ter utilizado um pendrive de terceiros, muito menos deixou escapar um arquivo confidencial que ficou salvo no computador público por engano.

Vale citar também que operações mais eficazes e globais diminuem o número de centros de dados em todo o mundo, contribuindo para a economia de energia e impressões. Consequentemente, gerando menos impacto ao meio ambiente.

São inúmeras as justificativas para usar a computação em nuvem no ambiente corporativo. Negócios que querem estar à frente da concorrência e desejam otimizar resultados, diminuir custos e mergulhar na transformação digital para não tornarem-se tecnologicamente obsoletos certamente já são parte deste processo – agora, indispensável.

A própria Google tem uma solução completa para empresas, 100% em nuvem. Saiba mais sobre como a machine learning do G Suite melhora o índice de produtividade nas empresas.

Deixe um comentário