A TV a cabo, a energia elétrica e os celulares são algumas das invenções que transformaram a rotina das pessoas. Essas mudanças são fruto de processos de adaptação essenciais para a evolução humana e ocorrem desde sempre. Cada uma no seu tempo e suprindo necessidades pontuais. Já pensou como seriam as coisas se nada mudasse, nunca? É a mesma coisa com a inovação nas empresas.

A internet foi o estopim para a quarta revolução industrial, momento que vivemos atualmente. Alguns ainda encaram essa transformação digital com um pouco de medo ou desconfiança, embora ela seja apenas mais um exemplo da mudança necessária para o amadurecimento global.

A diferença é que, hoje, tudo ocorre mais rapidamente. Enquanto antigamente tínhamos mais tempo para nos acostumarmos com as novidades, o século XXI agilizou todos os processos. Basta nos desconectarmos por um segundo e parece que perdemos o timing das coisas.

Convenhamos: ninguém quer ficar para trás. Ainda mais se considerarmos o panorama empresarial. A sua não adaptação é uma chance de ultrapassagem que seus concorrentes têm em mãos.

Considerando o cenário mundial, a transformação digital é inevitável.

Ainda tem dúvidas? Observe algumas das previsões da IDC sobre o avanço das tecnologias no âmbito mundial:

  • Até 2019, todas as organizações transformadas digitalmente terão pelo menos 45% da geração de receita relacionados aos novos modelos de negócios. Assistentes virtuais e bots irão executar apenas 1% das transações, mas influenciarão 10% das vendas.
  • Até 2020, 85% das contratações técnicas estarão focadas em habilidades analíticas e voltadas à inteligência artificial, e 60% de todas as organizações terão estratégias de plataformas digitais bem articuladas e estarão no processo de implementação dessas estratégias.

Não estamos falando de um futuro a perder de vista. Estamos falando sobre os próximos dois anos. Pensar na transformação digital como parte da inovação das empresas é uma urgência. Não há como inovar sem pensar digitalmente. É por isso que vamos te ajudar neste processo.

Reunimos as principais vantagens e desafios relacionados ao tema, informações que irão te ajudar a dar os primeiros passos rumo a um planejamento realmente transformador.

A MITSloan entrevistou 157 executivos de 50 organizações e chegou à conclusão de que existem três grandes áreas de atuação para a transformação digital nas empresas:

1) Experiência do cliente;

2) Processos operacionais;

3) Modelos de negócios.

Dentro dessas três áreas, desdobram-se outros pontos, como veremos a seguir.

Transformação da experiência do cliente

O ditado que diz que o cliente tem sempre razão nunca foi tão verdadeiro quanto agora. Todas as tomadas de decisão das empresas prestadoras de serviços e fornecedoras de produtos estão focadas no consumidor. Estamos todos cada vez mais exigentes e bem informados sobre nossas necessidades de consumo, o que faz com que sejamos fiéis àquelas marcas que atendem às nossas expectativas de maneira customizada.

Para tanto, é preciso entender o cliente. Utilizar os dados fornecidos pelas redes sociais, por exemplo, para criar uma aproximação e oferecer atendimento mais personalizado é uma das mudanças trazidas pela transformação digital.

Mas não é só isso. As organizações têm utilizado a análise de informações para prever comportamentos e ajustar preços de acordo com a procura, a quantidade em estoque, a aproximação da hora de fechamento da loja e até mesmo a mudança climática.

Conhecer melhor o consumidor permite, ainda, que ofertas sejam feitas em tempo real durante o tempo de permanência dele na loja, seja na loja online ou na loja física. Ou seja, integrar esses canais de venda (conceito chamado de omnichannel) também contribui para estreitar laços e solucionar mais rapidamente os problemas dos clientes.

Transformação dos processos operacionais

Adaptar procedimentos internos para que se adequem à era digital, como dissemos anteriormente, é uma medida essencial para as empresas que desejam continuar firmes no mercado.

A automatização faz com que tarefas mais simples sejam realizadas pela máquina, deixando mais tempo para que colaboradores foquem em atividades estratégicas. Com tudo armazenado na nuvem, não existem mais empecilhos geográficos ou de infraestrutura.

As tomadas de decisão são baseadas em fatos e a análise de dados concretos fornece insights mais ricos relacionados a produtos, regiões e clientes.

Transformação de modelos de negócios

Para não perder espaço em um mercado inserido no mundo digital, os empreendimentos têm complementado a oferta tradicional de produtos e serviços com versões digitais. A adoção de facilitadores, que incluem chatbots e dispositivos vestíveis, por exemplo, aumenta o alcance e diversifica os públicos, tornando os processos mais eficientes e reduzindo riscos.

A digitalização quebra barreiras, oferece novas oportunidades e amplia a visão de negócio, contribuindo positivamente para e inovação nas empresas.

Para ficar ainda mais por dentro do assunto, entenda a relação entre Transformação Digital e Cloud Computing.

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