Como a machine learning do G Suite melhora o índice de produtividade nas empresas?

nuvem do Google
Por que tantas empresas estão mudando para a nuvem do Google?
10 de abril de 2018
cloud computing
Cloud Computing e Transformação Digital: entenda a relação
10 de abril de 2018
Exibir tudo

Como a machine learning do G Suite melhora o índice de produtividade nas empresas?

índice de produtividade

índice de produtividade

Em simples e bom português, machine learning é a aprendizagem de máquina. Indo um pouquinho mais a fundo no conceito, é a capacidade que os computadores têm de utilizar as informações disponíveis para gerar resultados e previsões. Sozinhos, os dispositivos eletrônicos identificam padrões de dados e criam conexões entre eles para executar uma tarefa específica. Mas como a machine learning do G Suite melhora o índice de produtividade nas empresas?

Primeiramente, a técnica consegue, entre outras coisas, identificar novas possibilidades e evitar erros previsíveis, assim como auxiliar as empresas na captação de novos clientes e na comercialização de produtos e serviços.

No G Suite, um pacote de serviços do Google voltado à produtividade empresarial, por exemplo, os algoritmos de machine learning conseguem prever e sugerir ações com base em dados e observações, agilizando processos menores no ambiente de trabalho e fazendo com que os colaboradores invistam mais tempo em atividades que realmente importam.

Um estudo do Google revelou que, em uma semana de trabalho, três dias inteiros são gastos somente com tarefas mecânicas que não fazem parte do processo criativo em si: enviar e-mails, agendar reuniões, formatar documentos, calcular gastos, entre outras obrigações e burocracias que são necessárias, sim, mas que dificultam o andamento da rotina empreendedora por serem muito operacionais.

Com a maior e melhor estrutura de cloud computing do mundo hoje, a nuvem do Google tem como um dos principais objetivos aumentar o índice de produtividade nas empresas. Vamos ver agora como a machine learning do G Suite pode fazer isso.

 

Comunicação sem limites

 

Através de serviços de e-mail, agenda, calendário, bate-papos e redes sociais, o G Suite amplia o leque de possibilidades relacionadas à comunicação empresarial, interna e externa.

# Smart reply

Recentemente lançado, o smart reply sugere três respostas automáticas aos e-mails recebidos. A funcionalidade é perfeita para aqueles dias lotados de reuniões, viagens e deadlines apertados.

A tecnologia de machine learning identifica quais das mensagens na sua caixa de entrada podem ser respondidas rapidamente, apresenta as respostas sugeridas e você, com apenas um clique, escolhe aquela a ser enviada ao remetente. Simples assim!

# Smart scheduling

Outro recurso que facilita as atividades profissionais diárias é o sistema de agendamento inteligente. O smart scheduling utiliza os dados inseridos na agenda para calcular o melhor horário para uma reunião entre os atendentes, além de sugerir a melhor sala com base em agendamentos anteriores e na disponibilidade dos colaboradores.

# Proteção anti-spam

Você já notou que o seu Gmail não mistura mais o lixo com as mensagens importantes? Isso se deve ao sistema inteligente contra spam, constantemente atualizado e, atualmente, com sucesso de classificação de 99% dos e-mails recebidos.

 

Armazenamento e compartilhamento

 

O Google Drive talvez seja uma das ferramentas do G Suite que mais aprimoram a produtividade das empresas. Com a função de armazenar e compartilhar arquivos e documentos em geral, permite o acesso remoto em tempo real a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

# Quick access

O sistema de acesso rápido ao Drive diminui em 50% o tempo médio para acessar um arquivo na nuvem, eliminando a dificuldade de encontrá-lo. Com técnicas de machine learning, o Google analisa a sua frequência de utilização dos documentos armazenados, fazendo uma previsão do conteúdo que possivelmente será mais compartilhado ou editado no dia a dia.

Já pensou sobre o quanto isso pode agilizar a rotina de um escritório de contabilidade, uma agência publicitária ou um advogado?

 

Colaboração otimizada

 

Documentos de texto, planilhas financeiras, apresentações em slides… não é mais preciso salvar todos esses arquivos, alguns deles bem pesados, no computador pessoal. Muito menos salva-los em pendrive ou enviá-los por e-mail para seus colaboradores. Lembra da época do disquete? Já passou faz tempo!

# Google Explore

Um recurso inteligente do G Suite é o Explore, que oferece diversas vantagens aos usuários do Docs, do Sheets e do Slides. Em outras palavras, aos criadores e gerenciadores de textos, planilhas e slide shows.

Com insights e ferramentas inteligentes, o Explore analisa o conteúdo inserido por você na nuvem para sugerir imagens, gráficos e informações relacionados ao tópico em questão. Assim, fica muito mais fácil produzir material informativo de qualidade. O Google Explore funciona como um pesquisador e designer sob medida, uma espécie de assistente para chamar de seu.

 

Gerenciamento rápido

 

Como tudo está na nuvem e pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo, até nas férias você pode editar ou compartilhar um arquivo com sua equipe. Surgiu uma emergência e você está preso no trânsito? Não tem problema, basta acessar aquela planilha do cliente diretamente do seu smartphone (com o carro parado, claro!).

# Google Sync

O G Suite é bem democrático e aceita praticamente todos os sistemas operacionais. Além de funcionar perfeitamente no browser do seu navegador, o Google oferece aplicativos e plug-ins para sistemas iOS e Android, Windows e Mac.

Os ganhos obtidos por empresas e colaboradores que adotam técnicas de machine learning no ambiente corporativo são inúmeros. O interessante é que os aplicativos do Google são de fácil adaptação em dispositivos móveis, o que facilita o acesso a todos os arquivos de vídeo, imagem, áudio e texto de qualquer lugar – em tempo real, sem limites de alcance e com altos padrões de segurança.

E aí? Convencido sobre como é simples aumentar o índice de produtividade dos seus colaboradores com economia e escalabilidade?

Aliás, transformação digital não é apenas sobre TI, entenda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *