Você provavelmente já sabe que o conceito de cloud computing, em termos gerais, significa o fornecimento online de serviços de computação. Em outras palavras, é um lugar virtual onde é possível armazenar conteúdos variados e acessá-los remotamente, desde que você possua um dispositivo conectado à internet. Mas por que a nuvem do Google tornou-se tão popular? 

Nossos e-mails, por exemplo, podem ser acessados a partir de qualquer computador, tablet ou smartphone, de qualquer lugar do mundo, desde que exista uma conexão ativa. O mesmo ocorre com as músicas que ouvimos no Spotify e os documentos que enviamos através do Google Drive. Nossas maratonas de seriados do Netflix em finais de semana chuvosos só são possíveis por causa da computação em nuvem.

Logicamente, esse tipo de serviço não é somente destinado aos nossos momentos de lazer. Cada vez mais, negócios de todos os tamanhos e segmentos de atuação migram para a nuvem, trazendo mais inteligência e velocidade aos negócios. .

Por que a nuvem é tão popular?

Em plena era de transformação digital, adotar as facilidades tecnológicas no dia a dia empresarial se tornou praticamente obrigatório, essencial para aumentar a rentabilidade do negócio e oferecer atendimentos mais rápidos, dinâmicos e de qualidade.

Boa parte da popularidade da computação em nuvem se deve às vantagens que a solução oferece: dentre as principais estão a diminuição de custos, maior produtividade, velocidade na tomada de decisões e melhores desempenho e alcance.

A nuvem do Google

Um dos serviços de cloud computing mais conhecidos e confiáveis do mercado atual é o do Google. Segundo um estudo feito em 2015 pela própria Google, em geral os profissionais gastam somente cerca de 5% do tempo gerando novas ideias. O restante do tempo é gasto com tarefas operacionais que não têm ligação com o processo criativo em si.

Dessa maneira, o conjunto de aplicativos online para produtividade desenvolvido pelo Google, batizado de G Suite, compreende cinco funções básicas: comunicar, armazenar, compartilhar, colaborar e gerenciar.

Através de aplicativos que funcionam 100% na nuvem, as empresas de pequeno, médio e grande portes e quaisquer áreas de atuação podem:

    • Aprimorar seus processos de comunicação interno e externo utilizando ferramentas como Gmail, agenda, hangouts e Google+;
    • Armazenar e compartilhar arquivos e documentos diversos no Drive;
    • Colaborar com a inserção de novas informações em arquivos de textos, planilhas e apresentação de slides;
    • Gerenciar tudo isso online, a partir de quaisquer dispositivos e sem empecilhos geográficos;
    • Auditar e armazenar com o Vault, você pode auditar todas as informações contidas no G Suite e também salvar todos os dados e documentos, por mais que seja excluido da lixeira.  

E não para por aí. A nuvem do Google passa por atualizações constantes, com o principal objetivo de facilitar ainda mais a vida do usuário. Em fevereiro, por exemplo, diversas atualizações envolvendo inteligência artificial (IA) foram disponibilizadas pelo G Suite, inclusive um calendário que usa IA para sugerir a melhor sala de reuniões e a possibilidade de acesso rápido no Docs, que sugere arquivos que ajudam o usuário a criar materiais mais ricos e informativos.

Quer mais alguns exemplos práticos?

O anti-spam do Gmail

Até pouco tempo atrás, a equipe anti-spam trabalhava com um sistema de regras que combinava padrões individuais apresentados pelas mensagens de spam. Atualmente, a detecção melhorou tanto, que apresenta precisão de 99%.

Smart Reply

Um dos apps inteligentes do G Suite, o Smart Reply aplica o machine learning para gerar três respostas de linguagem natural a um e-mail. Imagine só o quanto a ferramenta pode te ajudar quando o tempo está curto para responder a todas as suas mensagens na caixa de entrada.

Acesso rápido

O acesso rápido aos documentos armazenados na nuvem do Google prevê com quais pessoas você desejaria compartilhar um arquivo de acordo, por exemplo, com as reuniões agendadas em seu calendário.

São muitas as funcionalidades disponibilizadas pela solução, a escala é infinita! A estrutura de cloud computing do Google é tão grande que, hoje, o Chrome é o navegador mais usado no mundo. Considerando somente o buscador, são mais de 4 bilhões de pesquisas todos os dias. O Maps, por exemplo, registra mais de 1 bilhão de usuários ativos diariamente.

É número que não acaba mais!

Quem pode migrar para a nuvem?

Essa é uma das dúvidas mais frequentes daqueles que consideram passar suas operações ou parte delas para um serviço de cloud computing. Seremos breves: praticamente todas as organizações podem e vão migrar para a nuvem.

Digamos que os casos isolados sejam 0,1% das empresas, que precisam de algum tipo de adaptação antes de utilizar cloud computing. Todos os demais 99,9% de micro, pequenos, médio e grandes empresários podem (e devem!) começar a explorar a transformação digital sem medo e sem delongas.

Considere que todos os números mencionados anteriormente comprovam força e presença global dos serviços que levam a marca Google. Quem usa soluções como o G Suite tem informações compartilhadas em tempo real no mundo inteiro. Será que já não passou da hora de investir em tecnologia?

A velocidade também é fator crucial com a utilização dos aplicativos disponíveis, já que não há burocracias ou empecilhos geográficos, o que torna a comunicação e as tomadas de decisões muito mais rápidas e eficazes.

Além disso, são muitas as camadas de segurança e diversas certificações internacionais de privacidade. O Google possui muitos Data Centers pelo mundo, incluindo no Brasil, o que exclui qualquer ação de terceiros, impossibilitando o acesso externo aos dados de sua empresa atualmente armazenados na nuvem.

Agora você já sabe que é possível viver no mundo corporativo com mais mobilidade, agilidade, segurança, produtividade e conectividade.

Para entender melhor o poder da nuvem do Google, clique aqui.

Deixe um comentário